“O que for a profundeza do teu ser, assim será teu desejo. O que for o teu desejo, assim será tua vontade. O que for a tua vontade, assim serão teus atos. O que forem teus atos, assim será teu destino.” –
Brihadaranyaka Upanishad
Já dizia Buddha: O que você pensa, você cria. O poder da intenção e das afirmações positivas é tão grande que pode alterar nosso estado de espírito, gerar alterações físicas no organismo e definir como lidamos com o mundo externo e com nosso mundo interior.
Na ciência do Yoga, aprendemos sobre Sankalpa, afirmações positivas que podemos mentalizar todos os dias.
Sankalpa, do sânscrito, significa “resolução”. É uma frase curta, concisa, clara e altamente evocativa. Tem o objetivo de potencializar algum aspecto positivo da personalidade, em nível subconsciente. Consiste em ativar as qualidades positivas que existem dentro de todos nós, mas que permanecem bloqueadas no subconsciente. Isso dará uma direção mais adequada à nossa existência. É uma frase curta, mas carregada de significação. A sugestão do Sankalpa é manter essa afirmação presente em seu dia. Consiste em uma frase de poucas palavras, e sempre as mesmas, para fixá-las no pensamento: uma frase curta, do gênero “estou em paz” ou “retiro a raiva do meu coração”. O intento é que a frase contenha palavras positivas apenas, por exemplo, “estou saudável” ao invés de “não estou doente”. Além disso, ser conjugada sempre no presente. Afinal, é no momento presente que tecemos nosso futuro.
É possível, assim, tornar esse ato de reafirmações positivas um Sadhana, uma rotina espiritual, trazendo sua presença para o momento presente e preenchendo este momento com o poder da intenção. Conecte-se com sua respiração, escute a verdade do seu coração e deixe seu Sankalpa nascer. Ao repetir seu Sankalpa diariamente, você rega essa semente com amor e acompanha um lindo florescer interior.
Sejamos luz!
Namaste
Larissa Marques
Facilitadora de aulas de Yoga e de meditação com formação pelo IEPY (Instituto de Ensino e Pesquisas em Yoga), buscando trazer o Yoga como uma prática de autoconhecimento e autocura, unindo práticas advindas do Hatha Yoga, Kundalini Yoga e Vinyasa Yoga e Yin Yoga. Acupunturista formada pelo IBRA-Vet (Instituto Brasileiro de Recursos Avançados), possui formação em Cromoterapia, Terapia com Florais de Saint Germain e graduação em medicina veterinária pela FMU.