Esse tema desperta um imenso carinho e gratidão dentro do meu Ser. Se não fossem as infecções urinárias recorrentes que tive e tratei com acupuntura, talvez eu não estivesse aqui falando sobre esse assunto.
Geralmente, a acupuntura é recomendada para afecções do aparelho locomotor. Dores de coluna, reabilitação pós trauma e por aí vai. Mesmo que esse cenário tenha mudado, ainda é uma surpresa para muitos que a acupuntura é capaz de tratar e prevenir todos os tipos de desequilíbrio no organismo. Tema escolhido por mim para o meu TCC da faculdade, a acupuntura como método de tratamento e prevenção das infecções do trato urinário é incrivelmente eficiente. Em primeiro lugar, é importante ressaltar que um tratamento com acupuntura direciona a um olhar mais abrangente do organismo, observando os hábitos alimentares, sentimentos e emoções e o estilo de vida que um indivíduo leva. Juntamente com o tratamento feito com as agulhas, a acupuntura fornece uma abordagem baseada na medicina tradicional chinesa, que visa restabelecer o equilíbrio e a saúde do organismo.
Vamos falar um pouco da causa psicossomática das infecções do trato urinário. Esse desequilíbrio, segundo a visão da medicina tradicional chinesa, é comum e frequente em pessoas que tem como sentimento predominante o medo em seu dia a dia. O medo enfraquece o rim, órgão responsável por direcionar o elemento água em nosso corpo, junto com a bexiga. Um rim/bexiga enfraquecidos tornam a fluidez das águas, consequentemente de sangue, debilitada. Essa estagnação de sangue gera um acúmulo de energia e, consequentemente, um quadro de calor. O calor e a umidade proporcionam a proliferação de bactérias.
De um ponto de vista alimentar, pessoas com uma baixa ingestão diária de água e que consomem alimentos ácidos em grande quantidade também deixam o organismo mais suscetível à manifestação das infecções do trato urinário.
Com a acupuntura, o tratamento é direcionado para a causa base da doença, para que, uma vez em equilíbrio, o organismo esteja prevenido, evitando com que o mesmo desequilíbrio venha a retornar. Compreendendo que o corpo é um universo onde todos os órgãos estão interligados, a visão da medicina tradicional chinesa permite uma nova perspectiva sobre a saúde, onde a causa inicial do desequilíbrio é tratada e abre as portas para mudanças de hábitos diários, permitindo uma melhor qualidade de vida e prevenindo contra novas doenças