Os Niyamas permitem com que tenhamos uma relação mais positiva com nós mesmos, para que assim, possamos ter relações mais positivas com os outros. Falaremos hoje sobre Santosha, contentamento.
Com que freqüência você se pega pensando “eu vou ser mais feliz quando…” ? São pequenas coisas. Perder peso, mudar o cabelo, conhecer alguém, mudar de emprego, etc. Claro que praticar Santosha não significa que paramos de tentar superar nossas limitações e quebrar padrões negativos e crenças limitantes, mas passamos a observar o que temos e aceitamos em gratidão tudo que se apresenta em nossas vidas. Costumamos facilmente entrar em padrões onde algo externo preenche a lacuna em nosso interior. Enquanto buscamos fora algo que está dentro de nós, desenvolver um olhar de contentamento pode ser extremamente desafiador. O primeiro passo para Santosha é o desapego. Compreender o movimento vida-morte-vida que acontece em nossas vidas com toda sua impermanência. Como o Santosha reverbera em nosso tapetinho? Buscamos sempre ir além, mas nem sempre, respeitamos nossas limitações pessoais e nos frustramos ao criar expectativas. Para quem já pratica os asanas há algum tempo, deve perceber que existe uma diferença entre posturas que te desafiam com relação a posturas que não são adequadas para sua prática pessoal. Porém, às vezes brota uma vontade insaciável dentro de nós para fazer aquela torção magnífica que vimos na internet (falo por mim mesma).
Recentemente um amigo me trouxe uma reflexão muito linda sobre como nos limitamos. Olhamos ao nosso redor com a visão de bloqueios e não nos atentamos ao uso da criatividade em utilizar as ferramentas que já temos em mãos. Quando olhamos tudo o que temos com os olhos do contentamento excluímos as expectativas e as ilusões criadas pela mente. Tudo está como deve estar e temos todas as ferramentas que precisamos ao nosso alcance. Praticar o contentamento é um desafio diário e podemos fortalecer como ele reverbera em nós através de mentalizações positivas ao início e ao final da nossa prática ou ao início e ao final do nosso dia. Procure trazer para sua mente tudo aquilo que você já conquistou, veja o quanto você progrediu e permita com que sua alma sorria em gratidão por estar exatamente aonde está. Você já é tudo que deseja ser.
Namaste _/\_