Os Niyamas são hábitos sugeridos a serem adotados, uma preparação prévia para a prática em si. Nas escrituras de Patanjali, os Yamas e Nyamas são colocados antes mesmo dos Asanas por um motivo específico.
Se nós chegamos ao nosso tapetinho com uma energia agressiva pairando ao invés de Ahimsa (não violência), abnegação ao invés de Satya (verdade), preguiça ao invés de Tapas (disciplina ou paixão ardente por fazer algo) e impurezas ao invés de Saucha (purificação), então possivelmente nosso progresso em nosso Sadhana (prática) será comprometido. O primero Niyama é Saucha.
Saucha se refere à purificação do corpo e da mente, de modo que o yogi encontre-se preparado para a prática consciente de asanas. O Yoga possui diversas técnicas, que costumo mencionar e ensinar em aulas. Hoje, trago uma reflexão mais pessoal para cada um e cada uma sobre Saucha.
Sabe quando a mente está agitada e em um passe de mágica você bagunça a casa toda e parece que passou um tornado pelo guarda-roupas? Para os budistas, uma grande técnica de meditação é varrer. Ao organizarmos o externo, com atenção plena, organizamos o interior. Se você pratica em casa, sempre ajuda ter o ambiente onde pratica limpo e organizado e tomar banho antes da prática, para que as impurezas que foram adquiridas ao longo do dia sejam descartadas com maior facilidade.
Isso vale também para a alimentação. Quanto mais pura e limpa for sua alimentação, maior será sua purificação interna. Procure observar seu prato e aprender a ouvir o seu corpo. Observe o que comeu ao longo do dia e como se sente após a prática deste dia. A alimentação é o nosso combustível, que tipo de combustível você deseja dar ao seu veículo?
Para purificar a mente podemos fazer uma grande faxina mantendo pensamentos positivos, primeiramente, sobre nós mesmo. Manter a atenção plena e estar no momento presente, evita a identificação com pensamentos e sentimentos negativos que poluem o rio interior dentro de nós mesmos. A aquietação da mente proporcionada pela prática do Yoga e todas as suas técnicas, nos leva a gradativamente colocar Sauca em nossas vidas e no nosso dia a dia. Sauca é soltar-se e libertar-se de tudo que promove densidade em nosso Ser, assim, nos abrimos para uma vida mais leve.
Namaste _/\_