Quando caímos em velhos padrões e repetimos ações de violência, culpa e egoísmo, nos associando às sombras, sentimos que damos dois passos para trás.
Falando por mim mesma, quando me vejo agredindo em palavras e ações, gerando a negatividade em detrimento de uma ilusão gerada pelo ego, sinto uma angústia muito grande como se houvesse quebrado algo que não tem conserto. Nessa percepção do quebrar algo, percebi que o que foi quebrado não é externo, é interno, por mais que outra pessoa tenha sido machucada por minhas palavras e ações. Novamente me vejo na mesma página “tudo começa em mim”. Hoje reflito bastante sobre um ensinamento de Buda que diz que quando alguém lhe direciona palavras ou atos negativos é como se você ganhasse um presente, embrulhadinho. Cabe a você receber ou não esse presente. Ou seja, me vejo responsável por todas as minhas reações perante as violências externas e me vejo consciente de que se uma violência foi desperta, é porque lá no fundo ela ainda habita algumas arestas de meu interior. Um grande professor me disse uma vez que o Ahimsa (não violência) só é possível quando não há mais violência dentro de ti, quando você não identifica a violência no mundo externo porque simplesmente não vibra mais nesta energia.
E o que fazer quando nos identificamos? Quando machucamos? Quando julgamos e condenamos? Quando damos dois passos para trás? Continuar caminhando. Há um só caminho, independente dos passos pra trás ou da freqüência com que esses passos para trás acontecem. Novamente, a começar em mim, para que o perdão ecoe e seja sentido genuinamente por alguém que machuquei, ele necessita reverberar de mim para mim mesma em todas as células. A paz, para pairar na harmonia dos ambientes, precisa ser sentida dentro de mim por todas as minhas células. Para ter fé na humanidade, torna-se necessário regar a semente da fé em si mesmo, acreditar que mesmo com os passos para trás, procuro fazer minha parte em direção à minha cura, ao meu autoconhecimento, ao meu despertar da consciência, assim, de alguma forma beneficiando o Todo.
Que o amor desperte, que o amor desperte em mim, que amor desperte em todos os lugares e que o amor desperte em todos os Seres.
Namaste